quinta-feira, 7 de maio de 2009

PACIENTES NEGLIGENTES

Em 25% das consultas agendadas nos consultórios, o paciente não está comparecendo.

A busca do Grupo Santa Casa de São Joaquim da Barra pela melhoria da qualidade do atendimento médico-hospitalar está trazendo à tona as questões que negativamente influenciam as consultas nos consultórios.
Após levantamento de várias reclamações dos médicos credenciados, constatou-se que 25% das consultas marcadas nos consultórios não estão sendo realizadas em virtude do não comparecimento dos próprios pacientes.
Em entrevista, o Dr. Nelson Tolói – representando a classe médica – mostrou-se preocupado com a situação, dizendo que as agendas estão cada vez mais cheias impedindo-os de atender consultas mais emergentes no consultório, pela responsabilidade de honrar o compromisso com pacientes agendados, e que esses, por sua vez, não estão comparecendo, nem mesmo ligando para avisarem a desistência da consulta.
“Uma vez que o paciente marca uma consulta, ele tem que evitar faltar. Se por qualquer motivo não poder comparecer, precisa ligar e desmarcar com antecedência, pois outro paciente pode estar precisando e deixa de ser atendido por não haver disponibilidade de horário”, afirma Dr. Nelson.
Em pesquisa realizada com alguns pacientes, descobriu-se que um dos motivos pelo não comparecimento é pelo fato de agendarem a consulta com um médico e conseguirem um encaixe de horário para consulta com outro médico, assim, não precisam esperar pela data do primeiro agendamento, mas na maioria desses casos os pacientes não ligaram cancelando o agendamento.
Segundo a administração do Plano Santa Casa Saúde, o fato de haver livre escolha de médicos e horários de atendimento não isenta o compromisso do paciente para com a consulta agendada, memo que tenha conseguido antecipá-la com outro médico, cabendo ao paciente a responsabilidade de ligar no consultório e desmarcar a consulta a qual não precisará mais. Com isso, ajudará outros pacientes que também precisam do atendimento, lembrando que um dia a mesma pessoa que não honra o compromisso agendado vai precisar de atendimento e também pode ser prejudicado por negligência de outra pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Deixe aqui sua opinião.