quinta-feira, 7 de maio de 2009

SAIBA MAIS

SOBRE AS GUIAS

É comum nos escritórios do Plano de Saúde, o questionamento de clientes sobre a quantidade de guias liberadas para uso no mês (para planos que tem limite de guias). Existem outros tipos de contrato que não limitam o uso dessas guias, cuja utilização precisa também ser realizada com bom senso, para manter a boa ordem na prestação de serviços dos médicos e procedimentos credenciados. Por isso, deve-se ter atenção às dicas a seguir, para que você saiba quando e como utilizar com qualidade os serviços prestados por seu plano:

CONSULTA COM O MÉDICO

Ao se manifestar alguma alteração em sua saúde, certifique-se de que o médico o qual procurará é o mais indicado para a avaliação dos sintomas. Existem muitos casos onde o paciente procura o médico pelo fato de ter boa referência e não se atenta em avaliar se ele é o mais indicado, se realmente é especialista nos sintomas em questão. Na grande maioria destes casos, o “médico confiável” acaba passando o caso para o médico especialista, o que atrasa o diagnóstico e tratamento da doença e também gera o desperdício de uso das guias. Ao agendar a consulta, não deixe de comparecer ao compromisso com o médico. Ao marcar e não comparecer, você tira a oportunidade de outras pessoas consultarem em menos tempo. Se por qualquer motivo você desistir da consulta, ligue no consultório e desmarque-a, para que o médico consiga reorganizar a agenda e adiantar os atendimentos. Após feito isso, caso esteja com a guia para consulta, apresente-a no escritório do plano para cancelamento da mesma.

CONSULTA NO HOSPITAL

A utilização do hospital para consulta médica deve ser feita somente em caráter de emergência, para não congestionar o atendimento médico e consequentemente ameaçar a eficácia de um atendimento de ordem grave ou gravíssima. Ao procurar o atendimento no hospital, lembre-se que ali podem existir pessoas apresentando um quadro muito mais grave que o seu e que, portanto, tem a preferência no atendimento.
O QUE SE DEVE EVITAR:
É inegável o direito do usuário de utilizar todos os serviços oferecidos por seu plano de saúde, mas a cada dia que passa é mais comum depararmos com casos onde o cliente vai ao consultório médico ou solicita guias para exames de maior complexidade pelo simples fato de terem direito. São pacientes que já passaram por exames de rotina, não apresentam nenhuma alteração na saúde, sentem-se bem, mas não respeitam o tempo estimado para realização dos próximos exames de rotina (designado pelo médico) pelo simples fato de quererem usufruir dos serviços os quais tem direito à utilização. Esse tipo de conduta contribui para o congestionamento das consultas em consultório e clínicas de exames, compromete a eficácia do atendimento de urgência no hospital, além de diminuir a verba que seria revertida para a própria melhoria dos serviços prestados.

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